terça-feira, 18 de janeiro de 2011

As raras belezas das primitivas praias de Cumuruxatiba


Para quem conhece o balneário de Cumuruxatiba, acredita que o paraíso existe. O balneário fica a 32 km da sede municipal, por estrada de terra muito bem conservada, que lhe dá chance de conhecer belas paisagens durante a viagem, a exemplo das praias do Farol, Amendoeira, Tororão, Paixão e Japara. Chegando ao destino, o encanto está nas praias do centro, Areia Preta, Píer, Rio do Peixe, Moreira, Ibassuaba e Calambrião.
Até os anos 90, Cumuruxatiba era apenas uma tranqüila vila de pescadores. E a partir daí, ela foi descoberta por turistas brasileiros e estrangeiros em busca de vida mansa, águas mornas e praias quilométricas. Destacam-se as praias do Píer e a Praia do Rio do Peixe, com represa de água doce, falésias, praias de areias monazíticas e um píer de madeira que avança um quilômetro mar adentro, embora sua estrutura já esteja se desfazendo.



Praias, sol, calor, gente bonita e muitas frutas, é o clima subtropical que caracteriza o balneário de Cumuruxatiba e o charme das suas praias primitivas em qualquer época do ano, principalmente no verão. Cumuruxatiba está localizada no litoral norte do Prado, região do extremo sul baiano, cujo município turístico possui a mais extensa malha costeira do estado da Bahia com 84 quilômetros de lindas praias.



Para quem quer fugir um pouco da agitação e preferir lugares mais calmos, com praias virgens e um jeito interiorano trata-se de uma ótima opção para desfrutar de falésias, rios, bicas, ilhas de pedras, cachoeirinhas, coqueiros, represas de água natural, praias modeladas, gente linda, frutas naturais, muita sombra e as tradicionais moquecas de peixe e mariscos diversos.
Além das praias da Foz do Rio Cahy, local origem da história nascida em 1500, onde a caravana portuguesa de Pedro Álvares Cabral capitaneada por Nicolau Coelho desembarcou em terra firme para cumprimentar os índios pataxós, e foram deste ponto que eles avistaram o monte do Parque Nacional de Monte Pascoal e assim descobriram o Brasil. A localidade era área base territorial da província de Porto Seguro onde até hoje se mantém viva a história do descobrimento, contudo o local foi primeiro desmembrado administrativamente há 155 anos atrás em (23 de abril de 1855), quando passou a pertencer aos limites do município de Caravelas, mas 41 anos depois, há 114 anos atrás, a Foz do Rio Cahy passou a pertencer o território do Prado por ocasião da sua emancipação política em 02 de agosto de 1896.



Contudo, a marca da história do primeiro contato entre os índios e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, na foz do Rio Cahy, antes da chegada da caravana ao ponto base de Porto Seguro continua sob a visão de quem visita o local até hoje. Mais de 500 anos se passaram, e o cenário dessa região a partir do Rio Cahy em Cumuruxatiba, ainda é o mesmo do Brasil dos primeiros anos. As mesmas nuvens e os mesmos céus. Os mesmos ventos e o mesmo mar. Extensos colares de praias brancas, onde deságuam os mesmos rios. Barras verdes de matas e de mangues. Barreiras calcárias de tons rosa. Inclusive, só é possível avistar o Monte Pascoal em águas do litoral de Prado, na costa da foz do Rio Cahy.



Além das suas belas praias, Cumuruxatiba ainda é premiada pela floresta costeira, úmida e cheia de charme onde nada fica a dever, em termos de pujança, a outras regiões, comparada a hiléia amazônica. O balneário com cerca de 5 mil habitantes, possui um comércio estabilizado e têm o seu distrito superlotado pelos turistas todo período do verão com a finalidade de curtir seus atrativos naturais e folclóricos, ocasião que a economia do lugar fica aquecida. O balneário tem se destacado no verão, também pelo alcance da produção das suas frutas tropicais típicas do nordeste como mangas, umbus, siriguelas, cajus, goiabas, araçás, mangabas, abacaxi, cana, mamão e banana. Maioria delas disponíveis na beira das praias a disposição do banhista, além da influência da nossa mais abençoada água de coco baiana que será sempre sua parceira constante.



O balneário de Cumuruxatiba está em festa sempre no carnaval e principalmente no reveillon e no dia 20 de janeiro, no rastro do mastro de São Sebastião. Nesta época do ano, nativos, descendentes de índios e turistas se misturam para farrear nas ruas do distrito com o mastro da bandeira do santo a reboque. A procissão da cerveja, como a festa ficou batizada pelos festeiros, começa logo nas primeiras horas da manhã do dia 20 de janeiro e só termina no final da tarde. E todo ano, os organizadores da festa prometem muita diversão e batucada.


Embora o padroeiro de Cumuruxatiba seja Santo Antônio, mas tanto no período do Réveillon, quanto no dia 20 de janeiro, é comemorado com glamour o dia do santo “São Sebastião” que tem o seu mastro carregado por uma multidão pelas ruas da cidade, uma tradição desde 1940. Na entrada do ano, o pau é desenterrado e no dia 20 de janeiro, um novo mastro é erguido na frente da Igreja em meio aos festeiros nativos e turistas.
Em Cumuruxatiba está sediada a mais bela piscina de água corrente na entrada do balneário, conhecida por “represa”, onde é servido de ponto de encontro dos nativos e turistas em qualquer época do ano. O balneário que está margeando o Parque Nacional do Descobrimento, já conta com uma grande infra-estrutura comercial e os incentivos culturais do lugar cresce a cada ano.



Em Cumuruxatiba o turista pode fazer passeios de escuna até os recifes, mergulhos ecológicos, pesca submarina e passeios na mata virgem. Entre estes, refazer o percurso da esquadra de Pedro Álvares Cabral, em uma bela escuna, a partir de Cumuruxatiba até Corumbau ou Porto Seguro, é uma aventura que fará todo turista sentir-se no tempo das caravelas, tendo oportunidade inclusive de ver, como o navegante português, o Monte Pascoal, com a mesma perspectiva do momento do Descobrimento: do mar para a terra.
Por sinal, um mergulho no Rio Cahy é a melhor dica deste atrativo, pois suas nascentes advêm dos Parques Nacionais do Descobrimento e do Monte Pascoal, com águas absolutamente limpas. Desta forma, o Rio Cahy, ainda mantém características da época do descobrimento do Brasil. A foz do Rio Cahy está a 47 Km ao norte da cidade do Prado e há 15 Km do balneário de Cumuruxatiba.

Por Atyla Borborema (Teixeira News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário