domingo, 3 de julho de 2011

CAMINHOS DA BAHIA



Com uma costa de mais de 1150 km de extensão, a Bahia é o Estado brasileiro com o mais extenso litoral. Não é surpresa, por isso, que a Bahia seja um Estado com muitas praias. O que não deixa de ser surpreendente é que o Estado consiga consagrar várias de suas praias entre as mais conhecidas e visitadas do Brasil.
Turistas contumazes podem citar, afora as capitais, uma ou duas praias em Pernambuco (por exemplo, Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros, Tamandaré), em Alagoas (Praia do Francês, Maragogi), Rio Grande do Norte (Pipa, São Miguel do Gostoso, Galinhos), Ceará (Jericoacoara, Canoa Quebrada), mas quando se trata da Bahia, entretanto, fica muito mais fácil mencionar um grande número de praias de alta popularidade: Porto Seguro, Ilhéus, Praia do Forte, Imbassaí, Boipeba, Abrolhos, Morro de São Paulo, Itacaré, Trancoso, Serra Grande e várias outras já foram matéria de diversas revistas de turismo.



E tanto quanto a quantidade, as praias da Bahia chamam atenção pela variedade. Algumas atraem pela beleza natural, outras pelas atividades marinhas, pelos grandes e luxuosos resorts, pelo valor histórico e arquitetônico, pelos esportes radicais, etc. Tantas são as praias que, para facilitar a orientação, o litoral foi dividido em trechos denominados Costas, que guardam entre si alguma semelhança.


O mapa abaixo mostra a divisão das Costas da Bahia.


Costa dos Coqueiros, a única que fica ao Norte da Capital, Salvador; praias: Imbassaí, Praia do Forte, Sauípe.



Baía de Todos os Santos: praias que ficam ao redor da capital. Muitos turistas visitam apenas a capital, e já se encantam com praias como Barra, Stella Maris, ilha de Itaparica.

 
Costa do Dendê: praias de Boipeba, Valença, Barra Grande.


Costa do Cacau: praias de Itacaré, Itabuna, Ilhéus.


Costa do Descobrimento: praias de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte, Arraial d’Ajuda, Trancoso.



Costa das Baleias: Corumbau, Barra do Cay, Cumuruxatiba, Tororão, Prado.






Informe-se sobre as praias, veja qual mais se adapta ao seu perfil, e venha visitar a Bahia.





FONTE: Do Blog Turismo em Salvador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário